Ice Hockey - Tire suas dúvidas






Olá amigos, Bruno Alvim e os esquilos aqui :))
Sempre recebemos pessoas novas no grupo, algumas delas começando a acompanhar Hóquei no Gelo. Hoje vou postar sobre o esporte, equipamentos básicos, posições, penalidades. Enfim, sempre que surgir alguma dúvida, utilize CTRL + F para pesquisar o termo.




A competição:

O Hóquei no gelo ou Ice Hockey é um esporte jogado entre duas equipes de seis jogadores que tentam marcar o maior números de gols possíveis, movimentando o disco com tacos. Cada equipe é composta por 3 atacantes (1 meio-campo e 2 pontas), 2 na defesa e um goleiro. A partida tem duração de 60 minutos, divididos em 3 períodos de 20 minutos e intervalos de 15 minutos entre os mesmos. Vence a partida que fizer mais gols. Se o jogo terminar empatado após os 60 minutos, é iniciado dois modos de desempate:

1 - temporada regular: O jogo terminando empatado é iniciado um período extra de 5 minutos, chamado OVERTIME ou OT. É realizado o esquema de Sudden Death (ganha quem fizer).
Caso nenhuma equipe pontue no OT, o jogo é levado aos SHOOTOUTS - SO - penalidades (pênaltis parecidos como no futebol).

2 - playoffs: Se o jogo terminar empatado após os 60 minutos, será iniciado mais um período extra (OT), porém de 20 minutos (Sudden Death). Se nenhuma das equipes marcar um gol após os 20 minutos extras, outro período de 20 minutos é iniciado e assim sucessivamente, até sair um gol na partida.


Oficiais (Official) / Arbitragem:

São os famosos juízes do jogo, pessoas qualificadas que possuem algum tipo de responsabilidade ao longo do jogo, desde fazer com que as regras sejam respeitadas até a manutenção da ordem ao longo do jogo.

*On-ice officials: São aqueles responsáveis pela aplicação das regras do jogo dentro do gelo. Compõe-se, basicamente, de dois grupos: Referees e Linesmans.

a)Referees: São os árbitros com a tarja laranja no braço, são os principais oficiais no gelo, definitivamente são os responsáveis pela marcação das regras principais, gols, pênaltis  situações de impedimento, etc, etc. Toda marcação de um referee, no entanto, é extra-oficial, sendo esta marcação, não importa sua natureza, passível de análise fora do gelo. Todo jogo há dois referees no gelo.

b) Linesmans: São os árbitros auxiliares, responsáveis por auxiliar os oficiais principais nas suas marcações, manter a ordem estabelecida no gelo, se manter na blueline em rushs para indicar possíveis impedimentos e, na talvez sua principal função, dropar o puck nos faceoffs. Os linesmans auxiliam os referees também em algumas marcações também. Todo jogo há dois linesmans no gelo.

*Off-ice oficials: São aqueles responsáveis por tornarem oficiais, em termos de registro, as marcações dos oficiais dentro do gelo. Geralmente tem pouca ou nenhuma influência nas ações dentro do rink, mas sempre dão a última canetada sobre qualquer marcação dos referees.



O campo (rink):

O rink possui um formato retangular nas dimensões de 61m x 26m (NHL) e 60m x 30m no resto do mundo.





As linhas do rink:

Red Line: É a linha vermelha pontilhada principal, que “divide” o rink em dois espaços.

Goal Line: São as linhas vermelhas que ligam lado a lado do rink, inclusive por baixo dos gols. Claro que, se o puck atravessar completamente esta linha debaixo do gol, será marcado o gol. Tem implicação na jogada do icing também.

Blue Line: São as linhas azuis localizadas na metade do caminho entre a red line e a goal line. Elas tem implicação nos impedimentos (offsides) também.

Offensive Zone/Densive zone: Os espaços localizados entre a blue line e a goal line são conhecidos como offensive zone (zona ofensiva, para o time que ataca ali) e defensive zone (zona defensiva, para o time que se defende ali).

Neutral Zone: Zona neutra, espaço localizado entre as duas bluelines, divido pela red line, importante espaço de transição do jogo.

Faceoff spots: Lugares onde podem ser dropados os pucks, sendo 4 nas zonas ofensiva/defensiva, e 5 na zona neutra (dois em cada metade da zona neutra, e um na região central). O lugar de se dropar o puck depende, claro, da natureza da marcação. (Tem regra específica pra isso, a 76.3: http://www.nhl.com/ice/page.htm?id=26487 )

Faceoffs circles: Quatro círculos principais, 2 em cada zona ofensiva/defensiva, lugar onde o puck é dropado, onde há também a marcação das posições do linesman responsável pelo puck e dos dois jogadores envolvidos na disputa (geralmente, os dois C da linha dos times, no gelo).

Center circle: Ou círculo central, é aquele círculo principal no centro do gelo, onde o puck é dropado no início da partida, após um gol, e em algumas outras situações de pênaltis específicas.

Player bench: Banco dos jogadores, região do rink onde ficam os jogadores que não estão no gelo.

Penalty box: Banco do pênalti  é onde ficam os jogadores que cometem alguma infração na partida, salvo aqueles expulsos ou os que cometem uma falta cuja penalidade de 5 minutos é maior que o tempo restante de jogo.

Boards: São as bordas, placas contínuas que delimitam o espaço onde o jogo ocorre.

Scorekeepers bench: Espaço reservado para os off-ice oficials, onde eles registram e oficializam as marcações dos referees.

Referee Crease: É uma área em forma de meia-lua, dentro do gelo, em frente ao banco d os off-ice oficials, onde os referees e linesmans se comunicam com estes oficiais.

Goal Crease: Área do goleiro, em forma de um pequeno meio círculo, que limita a região de trabalho do goleiro em frente do gol, e na qual ele é “intocável”.

Trapezoid Crease: Ou área do trapézio, é uma região delimitada por duas linhas concorrentes atrás da goal line, no qual é permitido ao goleiro trabalhar com o stick. 

Goal: Os gols no jogo de hóquei são dispositivos pequenos, em média com 1,22 m de altura, 1,91 m de largura, e 1,12 m de profundidade



Equipamentos básicos:

Puck: O famoso disco, geralmente preto e feito de borracha vulcanizada. Chega a atingir Velocidades de 160km/h.

Stick: O taco. São feitos de materiais diversos (madeira, alumínio ou grafite).

Hockey skates: Patins. Feito de couro e lâmina de aço.

Jersey: Camisa decorada com o logo da equipe, o sobrenome do jogador e um número entre 1 a 98. Na NHL o número 99 não é mais permitido, em homenagem a Wayne Gretzky - considerado o maior jogador de hóquei no gelo de todos os tempos - que usava este número.

Helmet: Capacete usado pelos jogadores.

Glove: Luva usada pelos jogadores. Geralmente os goleiros usam na mão esquerda um outro tipo de luva, chamada catching glove.

Blocker: Luva de bloqueio, geralmente usado na mão direita do goleiro.

Outros equipamentos de proteção precisam ser usados, especialmente sobre o ombro, braço e as pernas. Estes equipamentos são bem mais grossos no goleiro, que ainda sim usa um colete grosso em torno de sua barriga e de seu tórax. Tais equipamentos de proteção são feitos de couro absorvente. No goleiro, a espessura de tais equipamentos é de 25 centímetros, na perna, e de aproximadamente 10 centímetros no corpo.


Posições: 

Todo roster de um time, em uma partida, deve contar com 18 jogadores de linha, e 2 goleiros, o titular e o reserva. Esse grupo de 18 jogadores se dispõe em 4 linhas ofensivas, e 3 defensivas, atuando em um normal shift (entrada) 1 linha ofensiva e 1 par defensivo, além do goleiro que normalmente permanece os 60 minutos de jogo. As formações das linhas ofensivas e dos pares defensivos podem ser alteradas pelo treinador, de acordo com a conveniência do jogo. As posições de jogo são:

Goalie: É o goleiro, responsável por defender o gol.

Defensman: Defensor, em um shift de 5 jogadores sempre haverá um par de defensores, responsável por guarnecer o goleiro e eventualmente auxiliar o ataque.

Right Wing (RW): Ala direito, literalmente, é o atacante que é projetado pra jogar no setor direito do seu ataque, embora isto seja apenas uma definição. Região melhores para canhotos, embora alguns destros se saiam bem por ali.

Left-Wing:(LW): Ala esquerdo, é o atacante projetado pra jogar no setor esquerdo do seu ataque, também isto seja apenas definição, o . Região melhor para destros, embora alguns canhotos se saiam bem por ali também.

Center (C): Central, é o principal jogador de coordenação das jogadas ofensivas da sua linha, e o principal responsável pelos faceoffs na sua linha também.


*Algumas marcações:

Icing: É quando algum jogador “isola” o puck antes da red line, no seu campo defensivo, para a outra metade do rink. Se o puck passar da goal line, e o jogador do time adversário pegar o puck, o icing é marcado, e será disputado um faceoff na zona defensiva do time do jogador que “isolou” o puck.

Offside: O jogador com o puck deve ser o primeiro a atravessar a blueline, para a zona ofensiva. Se houver alguém do time dele já na zona ofensiva, então o offside é marcado, e um faceoff será disputado no spot na zona neutra. Se o puck atravessar a zona neutra, sem que ninguém o carregue, e já estiver um jogador na sua zona ofensiva, este não poderá tocar no puck, sob risco de ser marcado um offside também.

Dead play: É quando a jogada não prossegue devido a uma inconveniência dentro do jogo, às vezes um jogador machuca, ou trava o jogo pisando no puck, ou algo do tipo, ou quando também a trave sai do lugar. Um faceoff em um spot da zona neutra será disputado após essa marcação.

Puck out of the glass: Quando o puck sai das bordas, indo parar em algum lugar fora do rink. O jogo é parado e um faceoff será disputado, neste caso podendo ser numa zona ofensiva ou na zona neutra (depende da natureza da jogada, que pode gerar até um pênalti).


*Penalidades:

- Minor penalty: 2 minutos no penalty box.
- Double minor penalty: 4 minutos no penalti box.
- Major penalty: 5 minutos no banco de castigo.
- Misconduct: 10 minutos fora do jogo, suspensão do período.
- Game Misconduct: 10 minutos fora do jogo, expulsão do jogo.


Cross-checking: De modo simples, é quando o jogador empurra o adversário, com o stick. Pode ser classificado também como “for behind” se ele é feito nas costas. Geralmente é um minor, mas pode gerar major ou algo a mais, dependendo da situação.

Slashing: Quando um jogador atinge o oponente com o stick, na região abaixo do pescoço, em um movimento forçado. Geralmente é minor, podendo gerar major ou algo a mais, dependendo da situação.

High-sticking: Quando o jogador atinge o oponente com o stick, na cabeça (sendo voluntário ou não). Gera minor, mas pode gerar double-minor (4 minutos, neste caso se há algum ferimento), major ou algo a mais, dependendo da situação.


Boarding: Quando o jogador atinge o oponente de modo que o lance para as bordas, e que pode produzir algum perigo para o atingido. É um minor, mas ultimamente vem gerando major, game misconduct, e talvez até alguma suspensão futura, por conta da natureza do lance, sempre violento e que ocasionalmente fere o jogador que leva o hit.

Tripping: É quando um jogador dá uma “rasteira” no oponente, com o stick. Minor de 2 minutos é o que é marcado na penalidade, no geral.


Charging: Basicamente é aquele hit onde o cara “pula” ou mesmo se apoia de modo violento sobre o oponente. É punido com minor, mas pode acarretar major e outras punições.

Elbowing: Quando o jogador desfere cotovelada no oponente, em qualquer lugar. Minor é o comum, mas o elbowing também costuma gerar punições mais severas.

Kneeing: Quando o jogador desfere joelhada no adversário. Minor é a marcação para joelhada, mas pode gerar outras punições maiores

Roughing: Quando o adversário provoca ou tenta iniciar alguma forma de tumulto, além do aceitável. Roughing é um pênalti minor, mas costuma ser acumulativo (double minor).

Fighting: Quando um jogador dropa as luvas, e parte pra briga. Um fighting gera um major. Se houver agravantes, outras formas de punições, misconduct por exemplo, costuma ser usado também.

Clipping: Quando um jogador desfere um hip check (hit de quadril) abaixo da linha da cintura. Gera um minor também.


Hooking: É quando um jogador usa o stick para “puxar” o oponente. Acarreta um minor também.

Holding: É quando o jogador usa o stick para segurar ou reter o oponente, bem como faz o uso do corpo para a mesma finalidade nas bordas, contra o oponente. Gera um minor também.

Interference: Quando um jogador usa o corpo para impedir ou atrapalhar o movimento de outro jogador, mas é um lance passível de julgamento. A interferência no goleiro é obrigatória. Gera um minor simples também.

Too many men of ice: É quando há entrada de um ou mais jogadores do que o permitido, nas trocas de linha. Uma confusão que ocorre com alguma frequência, gera um minor. Geralmente o técnico escolhe quem vai para o Penalty Box, qualquer jogador pode ser escolhido para ficar no bench no caso de um too many men.


*Termos comuns:


Forecheck: Formação defensiva que visa, teoricamente, a busca do puck por uma equipe na sua zona ofensiva. Possui variadas formações, não sendo uma delas característica fixa de uma equipe.

Pockcheck: É toda ação visando a recuperação do puck, com o uso do stick.

Dump n’ chase: É o lançamento do puck por parte de um jogador, da red line, para zona ofensiva, buscando atrasar a linha de defensores adversária, ao mesmo tempo que sua equipe ganha espaço na zona ofensiva. Por consequência, há a disputa do puck atrás da red line.

Body check: É um hit com o corpo.

Hip check: É um hit dado com o quadril.


North-and-South hit: É um hit com característica de charging, que anda em extinção, o jogador atinge o adversário com os braços na parte superior do corpo, com isto o mandando para o chão.

Shift: É a participação de uma linha ofensiva/defensiva, em um momento do jogo. Os shifts são contados de modo individual para cada jogador.

Blocked Shot: É quando o jogador bloqueia o puck em direção ao gol.

Giveaway: Ou turnover, um passe errado de um jogador.

Takeaway: É quando um jogador rouba um puck.






- Funcionamento do +/-:

Plus-minus: Ou +/-, é uma contagem feita para cada jogador (exceto goleiro), em situações que a linha dele marque ou sofra um gol. É contado +/- nas seguintes situações:

Even Strengh: +1 para cada jogador da linha que marcou, - 1 para cada jogador da linha que sofreu gol.

Shorthanded: + 1 para cada um da linha de SH que marcou, -1 para cada jogador da linha de PP que sofreu o gol.

[Em penalty shot, não há contagem de +/-]




- Draft:

O draft da NHL funciona nos mesmos moldes do que na NBA, ou na NFL: Jogadores juniores ou universitários, dentro de uma determinada faixa etária, aptos a serem draftados por alguma equipe profissional da NHL.
O draft ocorre no final do mês de junho, normalmente. Os jogadores draftados poderão assinar com o time que o draftou um contrato inicial (chamado ENTRY LEVEL), ou mantidos na sua equipe júnior de origem.
Quando assinado o contrato, poderão também retornar para sua equipe junior de origem, ou serem mandados para uma liga profissional menor, de acordo com sua idade.


Salary cap: É o montante de salário, com base no cap hit, que um time pode gastar na temporada. Sofre inflação anual, o teto agora tá em 64,5 M, e o piso em 48 M.

Cap Space: É o espaço que uma equipe ainda possui dentro do seu salary cap, abaixo do teto salarial, para gastar. Como exemplo, se o roster total do Jackets sai a 60 M nessa temporada, então o time tem um cap space de 4,5 M.
Direto usamos o termo "cap space" pra se referir ao "salary cap" (como eu mesmo fiz ali em cima), o que não é muito correto, mas também não tem problema nenhum.


One-way deal: Contrato com o mesmo salário de um jogador, para NHL como na AHL (onde está o farm team do time da NHL). Significa que um cara nessa situação recebe a mesma grana, jogando em qualquer uma das duas ligas. Porém, eventualmente, se um jogador que assinou um OWD for "desfeito" pela sua equipe (podendo ele também liberar o movimento), por motivos diversos, terá que passar pela lista dos jogadores desfeitos (waivers) por 1 dia, correndo o risco de ser pego por alguma outra equipe. Na volta ( da AHL para NHL), ocorre o mesmo. Se ele não feito, ele irá para a equipe de destino, seja a AHL, ou seja retornando pra NHL, na equipe de origem. Agora, se ele é pego, o salário restante a ser pago é dividido entre as duas equipes, incluindo o cap hit, com base em algumas cláusulas.

Two-way deal: Contrato com salários diferentes de um jogador, para a NHL e a AHL. Um jogador nessa situação pode transitar entre as duas ligas, por motivos variados, sem necessidade de passar pelo "waivers". Por exemplo, todo contrato Entry Level é deste modo.



- Situações contratuais:

Alguns termos básicos das situações contratuais que permeiam a offseason, principalmente:

Cap space: É um intervalo de grana, limitado por um máximo e por um mínimo, onde uma equipe pode gastar na sua folha salarial, por temporada. Esse cap space sofre inflação anual, atualmente o teto salarial está na casa de 64,5 milhões de dólares, enquanto o piso está em 48 milhões.

Cap hit: É o valor total do contrato de um jogador, dividido por cada ano de atuação na equipe. Exemplo: Jogador X fechou com o Rangers um contrato de 50 milhões de dólares, por 10 anos, o que dará um cap hit anual de 5 milhões de dólares. É o cap hit que toma efeito no cap space da equipe, anualmente.

Entry Level: Ou EL, é o contrato inicial que um jogador draftado assina com alguma equipe profissional, tem duração de 3 anos, com cap hit limitado, incluído bônus por desempenho, obrigatório da NHL, e podendo ser incluído bônus acertados com o clube também. Ao fim do entry level, o jogador se torna um RFA.

Restricted Free Agent: Ou RFA, é o jogador que não tem obrigação contratual com nenhum time, embora algum time será dono de seus "direitos". A negociação de um RFA envolve recompensa, basicamente.

Unrestricted Free Agent: Ou UFA, é o jogador sem obrigação contratual com nenhum time, sendo livre para negociar seu destino.

Offersheet: É uma proposta oferecida à um RFA, geralmente (e raramente) feita ao término de seu contrato, isto se ele não estiver com a sua situação definida. O time detentor do RFA deve, basicamente, empatar ou aumentar a oferta recebida pelo RFA, sob risco de perdê-lo, mediante compensação.




Todo o crédito do post fica para o pessoal da NHL Brasil.
Fonte: NHL Brasil, CBDG, Wikipédia, Rookies Brazil.


por Bruno Alvim
siga @masterkiller7






Leave a Reply