OS ESQUECIDOS (1) - JIM PAEK

Amigos. Como só temos jogo na TERÇA, resolvi animar seu domingo com uma aulinha de história.

Quando falamos de PITTSBURGH PENGUINS, que nomes vêm nas suas cabecinhas? Mario Kemieux, claro; Tom Barasso, Jaromir Jagr, porque não? Atualmente Sidney Crosby, Evgeni Malkin, Marc-Andre FLEURYYYYYYYEEEEEEEEEEE...

Mas esses grandes nomes, deixaremos pro blog principal. Como aqui é o lado B da parada, resolvi desenterrar alguns nomes que passam por uma dessas três condições:

1 - Foram bem, até, mas foram apagados por nomes mais conhecidos;
2 - são tão ruins que você deliberadamente esquece;
3 - jogaram por tão pouco tempo que você nem se deu conta.

O primeiro homenageado não é exatamente da segunda parte, mas não cumpre totalmente a primeira....

Senhoras e senhores, JIM PAEK.

Jim "Jimmy" Paek, nome de nascimento Baek Chi-sun (ou se qusierem,백지선). Defensor. Nascido na capital Seul, em 1967, Menino Paek se tornaria o primeiro jogador Coreano a jogar na NHL. Depois dele, outros coreanos apareceriam nos USA, como Richard Park e Psy.

No draft de 1985, Paek foi chamado pels Penguins no nono round, 170º escolha geral. Mas não chegou todo cru, não.Os Penguins fizeram com Paek algo parecido com o que fizeram recentemente com o Fleury. Nosso Coreia passou 3 temporadas na OHL, jogando pelo Ottawa Generals, e mais 3 anos no Muskegon Lumberjacks, da IHL, todos esses anos sob a tutela dos Pens.

MUSKEGON LUMBERJACKS, olha que nome do caralho.

Okay, quando a temporada de 1990-91 chegou, pensaram "hora de colocar o tio do Psy no gelo e ver o que ele aprendeu nesse tempo". Os fãs dos Penguins sabem o que os anos 90-91 significam.

SIM, JIM PAEK TEM O SEU NOME NA STANLEY CUP.

Paek mostrando sua habilidade. A cara de medo é só pra enganar.

O time de 90-91 era monstro. Os já supracitados Lemieux e Jagr (estreiante, acreditem), Barasso no gol, PHIL BOURQUE! E com uma defesa com Paul Coffey,  Zarley Zalapski (trocado por outro nome do caralho, Ulf Samuelsson), Paul Stanton, Larry Murphy; onde esse coreano ia entrar?

Entrou. Tá, entrou em três jogos, sem gols, assists; NOVE minutos de penalidade e um plus\minus de +2. Não é um Kris Letang, né, mas foi positivo.

Nosso fucker time foi pros Playoffs. 4-3 nos Devils, 4-1 nos Capitals, 4-2 no Boston e 4-2 nos North Stars (que Deus os tenha); vocês conhecem a história.

Mas no útlimo jogo, o jogo do título, o jogo da Stanley Cup, aquele 8-0 do caralho... JIM PAEK FEZ UM GOL!!! PORRA, COROAMOS UMA CONQUISTA COM UMA GOLEADA COM GOL ASIÁTICO!

O resto é história.

Levantamos a taça, tudo bem. Mais difícil é se manter lá encima. E Jimmy queria ajudar.

91-92 foi a continuação do sucesso, mas não foi fácil. NÃO TÁ FÁCIO PA NINGUÉM. Nosso foco é no Paek, então: ele foi muito mais sólido em 91-92. Jogou muito mais, 49 vezes, com um gol e 7 assistências! OITO PONTOS! São oito a mais que na temporada regular passada! E comparando com os playoffs, um crescimento de 800%!

Falando em playoffs, o time chegou na guerra até lá.Guerra contra os Capitals (4-3), Um 4-2 nos Rangers que acharam que iam destruir tudo e DUAS VARRIDAS! Boston e Chicago na grande final. Caralho.

E o Menino Paek? 4 assists pra cechar o ano com 12 pontos. crescimento de 1200% nos pontos! E mais uma taça na coleção.

Olha a felicidade do Menino Paek.

Tá, ganhamos as duas taças em seguida. Seria o coreano nosso talismã?

Não. Ele ficou em 92-93 e não conseguimos a taça. President's Trophy é o caralho mesmo. Mas Paek viu muita ação nesse ano. 77 jogos, 3 gols e 15 assists! DEZOITO PONTOS! Plus/minus de +13 e 64 minutos de penalidades. SESSENTA E QUATRO. Sua vez, Matt Cooke. Playoffs, desgraças e Paek nem jogou.

Aí em 93-94 ele foi trocado pros Kings e aí não interessa mais. Antes de sair ele jogou 41 vezes, com 4 assists, 8 minutos de caixinha e só isso.

Eu quero essa camisa.

Anos depois, em 2011, outro coreano viria para o time, Richard Park, mas talvez eu fale dele outro dia.

Hoje em dia, Paek é técnico, ainda lidando com hockey.

Espero que tenham gostado dessa nova seção do blog. Se gostarem teremos mais caras pra deixar vocês pensando "quando esse cara jogou pra gente?". Até lá.

4 Responses so far.

  1. Unknown says:

    Faz um do Martin Straka!!! E um do Van Damme, que fez um save em um breakaway num jogo 7 interrompido por uma ameaça terrorista na Civic Arena

  2. Chuck says:

    Foda!!! Pouca penalidade pro menino!!! ahuahauahauahauahua

  3. Unknown says:

    Fala Léo, beleza?! Parabéns pela postagem, é bom saber desses jogadores praticamente esquecidos mais não menos curiosos que passaram pelo Penguins!

    Estou desenvolvendo um projeto lá no Pittsburgh Penguins Brasil que chama papo de pinguim, é um questionário com a galera da torcida. Caso você ou o Bruno quiserem contribuir é só responder as perguntas que faço no link abaixo e mandar pro meu email pandre.coimbra@gmail.com. VALEU!!
    (http://pittsburghpenguinsbrasil.blogspot.com.br/2013/04/papo-de-pinguim-3-com-joao-guilherme.html)

Leave a Reply