PLAYOFFS, COMO FUNCIONAM?

Tigrada, Leo aqui. Desculpa por não ter feito o Pre-game contra os Canes. Mas eu tô de saco cheio de Staals e eu tive um fim de semana cheio.

Pra me desculpar, que talmais um post educativo? Vamos aprender como funcionam os PLÊIOFES?

Sentem-se e que comece a aula!

1 - CRUZAMENTOS:

Os playoffs sempre têm a mesma configuração de curzamentos. Melhor campanha x pior campanha, segunda melhor x segunda pior e vai por aí. Vamos exemplificar com a coisa real:

1 - PITTSBURGH
2 - MONTRÉAL
3 - WASHINGTON
4 - BOSTON
5 - TORONTO
6 - NY RANGERS
7 - OTTAWA
8 - NY ISLANDERS

Então, os cruzamentos das quartas seriam:

1 PITTSBURGH
8 NY ISLANDERS

2 MONTRÉAL
7 OTTAWA

3 WASHINGTON
6 NY RANGERS

4 BOSTON
5 TORONTO

"Mas professor, se os Penguins passarem, eles pegam quem?"

Ótima pergunta.
Não é só porque as séries PIT-NYI e MTL-OTT são vizinhas que elas acontecem. O cruzamento melhor-pior é refeito nas semifinais de conferência. Vamos exemplificar?
 
Vamos imaginar o que realmente queremos, que os Penguins vençam. Quem a gente iria enfrentar dependeria dos resultados de TODAS as quartas de final. Simulation time:
 
SE MONTRÉAL VENCER:

Penguins e Montréal têm as duas melhores campanhas, então não se pegariam numa semifinal. Os Penguins pegariam o pior classificado das outras duas séries, por ter a melhor campanha.

SE MONTRÉAL PERDESSE:

Ottawa teria a pior campanha. Não importa o que aconteça, teríamos Pens x Sens.

Curiosidade: Esse tipo de cruzamento se chama CRUZAMENTO OLÍMPICO.

Esses são os cruzamentos, senhores.

2 - "MELHOR DE SETE? O QUE É ISSO?"

As séries de playoffs são definidas em melhores de sete. Uma melhor de sete significa que o vencedor sai em, no máximo, sete jogos.

A metade de sete é três e meio. Como a NHL ainda não inventou meia-vitória, quem vencer 4 jogos não pode mais ser alcançado pelo outro, passou e fica feliz.

As séries são distribuidas assim, vamos usar como exemplo nossos jogos contra os Isles:

JOGO 1 - EM PITTSBURGH
JOGO 2 - EM PITTSBURGH
JOGO 3 - EM NEW YORK
JOGO 4 - EM NEW YORK
* JOGO 5 - EM PITTSBURGH
* JOGO 6 - EM NEW YORK
* JOGO 7 - EM PITTSBURGH

Observações:

1 - Como vocês podem ver, o time com melhor campanha tem um jogo a mais em casa. Nada mais justo. Isso é chamado de "Home ice advantage" (Vantagem caseira de gelo, tradução capenga)
 
2 - Os jogos sem asteriscos acontecem com toda a certeza. Já os jogos com asteriscos ocorrem caso um time não feche a série em quatro jogos, sem chance pro oponente. Esses jogos asteriscados só podem ter seus ingressos vendidos quando houver a certeza desse jogo acontecer.

3 - Uma vitória de 4 jogos a 0 é chamada VARRIDA ("Sweep" no inglês).

Obviamente, a vassoura é o símbolo do sweep. Ottawa odeia isso.

3 - MUDANÇAS NAS REGRAS:

Os jogos dos playoffs são tão fodas que as regras são diferentes.
Como vocês sabem, não existe empate na NHL. Na temporada normal, se os times continuam empatados no final dos 3 tempos, eles jogam mais 5 minutos, mas com 4 jogadores de cada lado. Se continuar empatado, eles vão para o famoso SHOOTOUT (tipo pênaltis).

Mas nos playoffs, tudo é mais brutal. Se os times continuam empatados depois de 3 tempos, eles jogam um tempo extra de 20 minutos, com 5 jogadores.

Se continuar empatado? MAIS UM TEMPO. E se continuar, mais um.

Curiosidade: Tivemos dois jogos que foram pro SEXTO tempo extra, mas no tempo da vó da Dercy. Em 1933, Boston e Toronto (que coincidência) foram pro sexto overtime, e Toronto venceu por 1-0. Três anos depois (1936), Detroit e Montréal (não os Canadiens, mas um tal "Maroons") foram pro mesmo sexto OT, e Detroit tembém venceu por 1-0. Esse jogo teve CENTO E DEZESSEIS MINUTOS de tempo extra, além dos 60 normais. CARAAAAAAAAAALHO....

Cansei só de pensar nisso.

Sei lá, acho que isso cobre.
Qualquer coisa...

"Pergunta lá no Posto Ipiranga."

Provavelmente a birosca da parada do arranca-rabo celestial dos playoffs queridos começa QUARTA. Amanhã (segunda) sai a tabela oficial da NHL, aí saberemos. E eu farei um pre-game, não se preocupem.

Mas até lá, se cuidem, não chupem drogas, e até quarta!

One Response so far.

  1. "Pegunta lá no posto Ipiranga" clássico!!!
    Ansiosa, nervosa, tudo!!!
    LET'S GO, PENGUINS!!!!

Leave a Reply