Um pouco sobre a NHL


Em 1909, foi fundada a NHA (National Hockey Association), que continha apenas times das províncias de Quebec e Ontário, mas devido a algumas divergências internas, quatro times (Montreal Canadiens, Montreal Wanderers, Ottawa Senators e Quebec Bulldogs) saíram da NHA e fundaram uma nova liga, a NHL. Foi fundada em fundada em 1917 e, três anos depois, o Boston Bruins tornou-se o primeiro time americano na liga. Em 1942, houve uma redução de seis times na NHL, os chamados Original Six: Montreal Canadiens, Toronto Maple Leafs, Detroit Red Wings, Boston Bruins, New York Rangers e Chicago Black Hawks.




(Canadiens possuem mais SC's, pois roubaram desde a era dos dinossauros)


Em 1967, seis times foram adicionados à liga, curiosamente todos dos EUA (Los Angeles Kings, Minnesota North Stars, Philadelphia Flyers, Pittsburgh Penguins, Oakland Seals e St. Louis Blues), dobrando o seu tamanho. Em 1970, foram adicionados Vancouver Canucks e Buffalo Sabres. Em 1972, New York Islanders e Atlanta Flames. Em 1974, Washington Capitals e Kansas City Scouts.



(O melhor time. O logo mais lindo de todos os tempos.)


Já com o fim da WHA (World Hockey Association, uma liga rival da NHL), em 1979, transferiram-se para a NHL o Winnipeg Jets, Edmonton Oilers, Hartford Whalers e Quebec Nordiques.




(Isso é um Igloo, elefante ou uma tartatuga?)

Na década de 1990, houve várias adições: San Jose Sharks (1991), Tampa Bay Lightning e Ottawa Senators (1992), Mighty Ducks of Anaheim e Florida Panthers (1993), Nashville Predators (1998), Atlanta Thrashers (1999), Minnesota Wild e Columbus Blue Jackets (2000).
Em 2004, negociações para reduzir os gastos dos times com salários levaram a um locaute que suspendeu a temporada 2004-05 inteira. O fim do locaute também mudou as regras, como por exemplo o fim dos empates.

Atualmente temos 30 times na NHL, são divididos em duas conferências (EASTERN e WESTERN), cada uma com três divisões contendo cinco times.


Conferência Leste (EASTERN):




Conferência Oeste (WESTERN):




O que é a temporada regular da NHL?

É disputada entre os meses de outubro a abril. Durante essa temporada reular, cada time disputa 82 jogos, sendo que 41 deles são em casa e 41 fora. Desde 2008-09 as regras do calendário de jogos estipulam que cada time jogue seis vezes contra cada adversário de divisão (24 jogos), quatro contra cada adversário de conferência (40 jogos) e uma contra cada time da conferência oposta (15 jogos). Os três jogos restantes são determinados aleatoriamente contra equipes da conferência oposta.


Os pontos são atribuídos da seguinte forma:
Dois pontos para uma vitória (seja ela durante o tempo regulamentar, prorrogação ou pênaltis).
Um ponto para uma derrota em prorrogação ou pênaltis.
Nenhum ponto para uma derrota em tempo regulamentar.


Ao final da temporada regular, o time que terminar com o maior número de pontos recebe o Presidents' Trophy.

Playoffs:

Disputados entre os meses de abril, maio e eventualmente junho, ao final da temporada regular, os campeões das três divisões, além das outras cinco equipes com o maior número de pontos em cada conferência (totalizando oito equipes por conferência) classificam-se para os playoffs. Os campeões de cada divisão são ordenados de 1 a 3, enquanto os outros cinco times são ordenados de 4 a 8.

Os playoffs são eliminatórios, e em cada série dois times disputam em melhor-de-sete para avançar à rodada seguinte. O time melhor classificado de acordo com a temporada regular enfrenta o pior classificado, e assim por diante (na primeira rodada, o número 1 joga contra o número 8, o 2 contra o 7, o 3 contra o 6 e o 4 contra o 5). Na segunda rodada, os times são reordenados, de maneira que as equipes que obtiveram as melhores classificações na temporada regular sempre tenham vantagem nos playoffs. O time com a melhor classificação tem a vantagem de jogar quatro dos possíveis sete jogos da série em casa: o primeiro, o segundo, o quinto e o sétimo jogos.


Stanley Cup:

A Copa Stanley (Stanley Cup, em inglês, ou Coupe Stanley, em francês) é o troféu máximo da liga, conquistado pelo campeão de cada temporada. É o troféu mais antigo ainda em disputa na América do Norte. As finais da NHL são chamadas de Finais da Copa Stanley e disputadas entre o final de maio e o início de junho pelos campeões das conferências Leste e Oeste e, assim como o restante dos playoffs, também são jogadas em melhor-de-sete [7 jogos].





fonte: Wikipédia / Rookies Brazil


por Bruno Alvim
@masterkiller7


Leave a Reply